Dores nas costas: será que preciso de cirurgia?

Precisamos começar este artigo dizendo que um diagnóstico só pode ser corretamente feito por um especialista analisando o caso presencialmente. Aqui, cabe apenas dizer como normalmente atuamos e o que visamos passar para os nossos pacientes! 

Sabemos, também, que cirurgias não são procedimentos leves. Apesar de contarmos com uma equipe repleta de cirurgiões, não acreditamos que a cirurgia deve ser sempre a primeira opção de tratamento.

O que normalmente é feito

Quando falamos especificamente da coluna, a maioria dos problemas de coluna podem ser tratados com fisioterapia, acupuntura e mudança do estilo de vida. Essa conduta é menos invasiva e costuma ser bastante resolutiva.

Agora, é claro que existem casos que necessitam de uma intervenção mais invasiva! A melhor indicação de cirurgia é quando os demais tratamentos não surtiram efeito e ocorre a associação clínico-radiológica. Ou seja, as alterações do exame são compatíveis com os sintomas e queixas do paciente.

Este é o momento também de alinhar as expectativas. Afinal, nem sempre é possível garantir o resultado que o paciente espera. O caminho entre a indicação de uma cirurgia pelo médico até a sua realização é cheio de etapas que podem causar dúvidas e insegurança ao paciente.

O primeiro passo é garantir a segurança da cirurgia.

Como?

Confirmando que o paciente está apto a passar por esse procedimento, receber anestesia ou sedação, receber as medicações necessárias, etc. Tudo isso é feito com os exames pré-operatórios e com a avaliação clínica e cardiológica do paciente.

Os exames solicitados variam conforme a idade, as comorbidades do paciente (se há doenças prévias, sobrepeso ou outros fatores que podem influenciar) e complexidade do procedimento.

Reafirmamos aqui que, caso você esteja sentindo desconfortos na região da coluna e está em dúvidas se isso pode levar a uma cirurgia, contate diretamente o seu médico especialista.

1