Bloqueio dos Nervos do Joelho: como funciona?

Uma das causas mais comuns da ida dos pacientes às clínicas ortopédicas é a dor no joelho.

Por inúmeras razões diferentes, uma grande quantidade de pessoas acabam tendo esse problema e, hoje, gostaríamos de apresentar um dos possíveis solucionadores desse empecilho: o bloqueio dos nervos do joelho.

Bloqueio dos nervos do joelho

Essa técnica (também conhecida como bloqueio ou  “neurólises” dos nervos  geniculares) resume-se a um tipo de infiltração só que invés vez de dentro da articulação (intra-articular) é fora da articulação (extra articular) – ou seja, sem invasão do envelope da articulação. Baeseia-se na anatomia neurológica do joelho!

Assim, em suma,, nós sabemos que a inervação que leva a dor do joelho até o cérebro é feita apenas por alguns ramos específicos.

Isso significa que existe a possibilidade de interceptar essas ramificações e interromper a recepção da dor.

Felizmente, conseguimos atingir a maioria destes pequenos ramos guiando-nos por ultrassom ou raio-x!

Opções de tratamento

Com a agulha justaposta ao nervo, teremos aí duas boas opções:

  1. Injetar anestésico no nervo, normalmente trazendo um forte efeito analgésico, porém um tanto transitório;
  2. Cauterizar o nervo (esquentá-lo) com agulhas específicas para essa tarefa – um procedimento que tende a atingir resultados mais duradouros. 

Cabe mencionar que, antes da execução, são realizados testes que nos certificam que aqueles nervos não se responsabilizam por movimento ou sensibilidade, apenas a dor.

Assim, garantimos que não ocorram lesões deste tipo durante esse procedimento junto com anestesia local e/ou sedação leve.

Os pesquisadores da STEM, Dr. Pedro Debieux e Dr. Leonardo Ferraro, publicaram seus resultados com a técnica em revistas médicas internacionais, obtendo alívio da dor em um número espantoso de pacientes!

1