Lesão de Menisco

Existem diversos tipos de lesões dos meniscos e cada uma delas requer um tratamento próprio. Por mais assustadora ou desafiadora que pareça ser, nem toda lesão de menisco é cirúrgica!

TIPOS DE LESÃO

Elas podem ser classificadas pelo tipo (traumática, degenerativa/atraumática), pela localização (vascular, avascular ou intervascular), pelo traço de lesão (longitudinal, radial, horizontal, etc) e de muitas outras formas. Uma lesão não é igual a outra! 

Algumas sim, podemos reparar com pontos de sutura. Conforme a dificuldade do caso for aumentando, maior a probabilidade de buscarmos a intervenção cirúrgica para resolver o problema. Contudo, dependendo do tipo de paciente, teremos uma maior tendência de tomar tal decisão. 

O QUE FAZER?

O melhor cenário para isso seria em pacientes jovens, com lesões agudas. Alguns casos são irreparáveis e necessitamos fazer uma meniscoplastia (ressecção da lesão sem tirar o menisco). 

Se você tem mais de 45 anos, por sua vez, há grande chance de ter uma lesão degenerativa (não traumática), que cedem bem ao tratamento não cirúrgico como reabilitação funcional por exemplo. 

O mais frequente é que os pacientes tratados com lesões de menisco voltem ao esporte que praticam. Como dito, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de tratarmos adequadamente e “salvarmos” este menisco.

1