As nossas articulações (ou junturas) são as responsáveis pela movimentação dos ossos junto ao esqueleto mantendo o corpo estável. Elas são classificadas em três tipos básicos: fibrosa, cartilaginosas e sinoviais.
FIBROSAS
Fibrosa, também chamada de sinartroses ou imóveis, é uma pequena separação com o tecido conjuntivo fibroso e não apresenta cavidade articular, é um espaço entre as superfícies articulares. Com essas junturas, a mobilidade é reduzida com uma certa elasticidade.
CARTILAGINOSAS
Cartilaginosas, também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. Elas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
SINOVIAIS
Por fim, as sinoviais são chamadas de diartrose ou móveis. Nelas, existe uma cavidade articular sinovial que apresenta uma cápsula de líquido sinovial, como um lubrificante. Essas são as mais encontradas no nosso corpo e tem uma liberdade maior de movimento.
QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO PARA TRATAR A DOR EM MUITAS ARTICULAÇÕES?
Com o envelhecimento ou inflamação crônica nas articulações sinoviais, estas passam a ter uma produção inadequada de seu líquido e da matriz de colágeno, que levam a dor, inchaço e crepitação (estalos) locais. Isso pode ser acompanhado de dor e limitação.
Hoje, com a ortopedia biológica, é possível pausar e reverter esses quadros citados, apresentando melhoras importantes da qualidade da sua vida.