É muito comum e compreensível que os familiares (ou o próprio paciente) fiquem ansiosos para terem notícias durante a cirurgia, principalmente porque o tempo que o paciente fica no Centro Cirúrgico é muito maior do que a estimativa da própria cirurgia.
Não é raro que o acompanhante suspeite que algo deu errado por conta desse tempo alongado, aumentando a aflição de quem espera. Entretanto, em geral, não há motivos para tamanha preocupação! Preparar bem o familiar torna essa espera mais tranquila.
Por isso, nos propomos com este artigo responder a seguinte pergunta: o que acontece neste período entre a saída e a volta do paciente para o quarto?
- Saída da sala de espera e ingresso no caminho até o Centro Cirúrgico em maca ou cadeira de rodas;
- Finalização da arrumação da sala, procedimentos padrão como conferência de dados e materiais, além da apresentação da equipe ao paciente;
- Anestesia: aplicação das medicações e espera até que façam efeito;
- Monitorização neurológica, em alguns casos;
- Cirurgia: acesso ao local que deve ser operado, procedimento e fechamento de todos os tecidos;
- Recuperação pós-anestésica; esta etapa varia muito de acordo com cada paciente.
Ou seja, na prática, quando a cirurgia está agendada para às 14h, o cirurgião começa o procedimento às 15h. Caso seja uma cirurgia de 2 horas, é possível que este mesmo paciente só retorne ao quarto às 20h.
Na Stem, gostamos de entrar em contato com a família assim que a cirurgia acaba para informar como está o paciente e que, a partir desse momento, é preciso aguardá-lo acordar da anestesia. Isso os deixa mais calmos para receber o paciente recém-operado.