O que o seu médico adoraria que você soubesse?

Chegou o dia de você ter a consulta com o seu médico! É fato que, por muitas vezes, essa experiência pode ser estressante e desconfortável – variando muito pelos inúmeros motivos diferentes que você pode estar indo ao consultório. Sabendo disso, por que não fazer esse momento ser o mais eficiente possível?

Hoje, trouxemos alguns pontos que podem facilitar tanto a sua vida quanto a do profissional de saúde que lhe atende!

DOR

A queixa mais frequente no consultório, sem dúvida alguma, é a dor. Ao ser questionado sobre as características da dor pelo médico, muitos pacientes se confundem ou não conseguem definir bem – geralmente porque nunca pararam para pensar a respeito.

Confira alguns pontos importantes que você deveria refletir quando tratando desse problema:

1. Localização;

2. Há quanto tempo tem;

3. Intensidade;

4. Tipo de dor (choque, pontada, queimação, contínua);

5. Se irradia (vai para outros locais do corpo);

6. O que faz melhorar/piorar;

HISTÓRICO PESSOAL

Na consulta, outro ponto relevante e que costuma gerar dúvidas é sobre os antecedentes pessoais e familiares do paciente. Vale à pena, antes de chegar ao encontro com o médico, se informar sobre familiares que possam ter passado por algo parecido ou por cirurgias na coluna. Aqui, algumas perguntas que ajudam muito no diagnóstico:

1. Já apresentou sintomas anteriormente?

2. Como tratou?

3. Teve cirurgias anteriores?

4. Tem familiares com o mesmo problema?

5. A sua família tem histórico de câncer?

ANOTAÇÃO DE DÚVIDAS

A última dica é levar seus questionamentos anotados! Por vezes, o paciente tem diversas dúvidas sobre seu quadro mas, no momento da conversa, acaba se esquecendo. Surgiu uma dúvida nos dias que antecedem a consulta? Anote no celular ou em um bloquinho e leve com você.

1