Se você está prestes a realizar um procedimento cirúrgico e gostaria de saber o que fazer para ter a experiência com menos riscos e complicações, este artigo é para você!
É claro que a capacidade do seu médico é o maior diferencial para que tudo dê certo; porém, isto não quer dizer que não haja nada que você possa fazer! Abaixo, reunimos alguns atos que recomendamos que todos os pacientes no pré-operatório deveriam fazer.
PARE DE FUMAR
Todos sabemos, de um jeito ou de outro, que o tabagismo é muito prejudicial à saúde. Porém, antes de uma cirurgia, os problemas só aumentam! O cigarro diminui a oferta de oxigênio nos tecidos, dificultando a cicatrização e aumentando as chances de infecção.
Sempre reforçamos que o ideal é abandonar o hábito; contudo, quando não é possível, a maioria dos médicos pede um período de, no mínimo, 30 dias sem cigarro. É um esforço que pode fazer toda a diferença!
DEGERMAÇÃO DA PELE
Infecções após a cirurgia são casos comuns em diversas áreas da medicina, visto que tendemos a criar uma exposição incomum do nosso corpo com esses procedimentos. Porém, para surpresa de muitos, algumas delas acontecem por contaminação da própria pele!
A boa notícia é que conseguimos evitar grande parte destas complicações com algumas técnicas básicas de cuidados da pele. Com a limpeza orientada pelo médico nos 3 dias anteriores à cirurgia, os riscos caem drasticamente.
ORGANIZAÇÃO
Depois de uma cirurgia, a rotina do paciente tende a mudar por alguns dias. Temos que manter a nossa atenção e manter o planejamento feito em conjunto com o médico.
Na primeira semana depois da cirurgia, o paciente que tem ajuda nas atividades domésticas, troca de curativo, troca de roupa, etc., tem uma recuperação mais tranquila. Essa organização deve ser feita neste período pré-operatório.
Ou seja: se você conseguir se preparar para manter todas as recomendações médicas de pós-cirurgia, as chances de ocasionais complicações ficam muito mais baixas!