Coluna operada: é possível ter uma vida normal?

Passar por uma cirurgia de coluna sempre será um processo preocupante. Por mais que tenhamos protocolos de segurança do paciente bem definidos e estabelecidos para a execução de procedimentos cirúrgicos, é normal que o paciente tenha dúvidas e pergunte sobre a operação e, ainda mais, sobre o pós-operatório.

“Vou conseguir praticar esportes normalmente? O que vou ter que deixar de fazer? É possível retomar uma rotina normal?”

Temos casos suficientes para afirmar que passar por uma cirurgia de coluna e continuar com uma vida absolutamente normal é possível!

Atletas de alto rendimento, como Serginho (ex-líbero da seleção brasileira de vôlei, Bi campeão olímpico), Diego Hypolito (ginasta medalhista olímpico brasileiro) e Janaína Queiroz (ex-zagueira da seleção brasileira) são a prova disso. Os três passaram por grandes cirurgias na coluna (artrodeses) e mantiveram a prática em alto nível de esportes profissionais.

SERGINHO

Ícone do vôlei brasileiro, Serginho retirou duas hérnias e realizou artrodese (fixação) da coluna. Após a cirurgia, foi medalhista de prata e de ouro pela seleção!

DIEGO HYPÓLITO

Mesmo depois de passar pela artrodese (assim como Serginho), Diego retornou ao esporte de alta performance e impacto e competiu profissionalmente.

JANAÍNA QUEIROZ

A zagueira da seleção brasileira realizou uma cirurgia para corrigir uma fratura toracolombar (rupturas nas vértebras nas regiões torácica e lombar da coluna vertebral). Nove anos após a cirurgia, a atleta segue atuando profissionalmente nos gramados Brasil afora!

“Mas a cirurgia de coluna não tem riscos?”

Sim, claro, como qualquer cirurgia!

Entretanto, quando bem indicada, os benefícios superam facilmente os riscos e permitem que o paciente recupere mobilidade e qualidade de vida. Há casos em que o paciente começa a praticar exercício físico ou se torna mais ativo após a cirurgia, já que não sente mais dores constantes e limitantes.

1