Dentro do consultório da Stem, dúvidas surgem por todos os lados. Costumamos receber pacientes preocupados com as suas respectivas complicações físicas e motivados a procurarem as melhores soluções para os seus problemas.
Normalmente, uma das primeiras perguntas que os pacientes fazem é: qual seria o melhor exercício físico para a minha condição?
A nossa resposta é sempre a mesma: “aquele que você mais gosta”!
O QUE É NECESSÁRIO?
O essencial é que essa atividade seja regular. Por isso, nós médicos, especialmente os ortopedistas de coluna, pregamos que o paciente escolha uma atividade que dê prazer e que haja regularidade. Quando o paciente gosta do que faz, com certeza, vai fazer por mais tempo!
É claro que existem níveis de exercício físico e que precisamos adaptar cada plano à pessoa atendida. Se houver a necessidade, nós podemos criar mudanças na execução da atividade, além de possivelmente restringir um determinado movimento.
SOLUÇÕES
As soluções são diversas, variando entre indicar exercícios complementares e repaginar o desejo inicial. Independente de qual alteração específica faremos, o objetivo é sempre adequar a atividade para a necessidade do paciente.
Uma recomendação constante que fazemos é intercalar exercícios aeróbicos (exercícios que ajudam no controle do peso como caminhada, corrida e natação) com os de fortalecimento (exercícios focados na musculatura como o pilates). Esta combinação deixa a rotina de atividades físicas mais completa e otimiza os benefícios para a saúde!
Se você tem dor na coluna e quer começar a praticar exercícios, procure um especialista para melhor avaliação e liberação.