Quem tem “desgaste de cartilagem” pode fazer esporte?

Uma pergunta constante que recebemos no consultório vem de pacientes que tiveram algum diagnóstico de lesão na cartilagem. Pela natureza desse tecido, a cartilagem, essa é uma dúvida pertinente vinda de pessoas preocupadas com a saúde. Hoje, vamos te ajudar a resolver essa dúvida!

Entendendo a situação

Antes de mais nada, devemos entender quais as expectativas do paciente referente às atividades que pode desempenhar. Se, por esporte, entende-se “atividades físicas regulares para manter o corpo e mente saudáveis”, então, mais do que pode, deve-se praticar! 

É importante frisar que, dependendo do grau e local do “desgaste” articular, há atividades que terão um impeditivo maior, assim como esportes que ajudam ou dificultam a recuperação. Lembrando que a atividade física é muitas vezes, um grande aliado dos ortopedistas.

Por esta razão, sempre devemos buscar o médico especialista para ter a melhor orientação! Isso dito, é cada vez mais consensual que o esporte tende a ser muito mais protetor para a articulação do que um vilão para degeneração.

Por que é importante?

Parece contra-intuitivo, mas existe uma razão por trás desse consenso: o maior protetor da articulação e o melhor “amortecedor”, são os músculos!

Quanto mais condicionado o músculo está, melhor fica o poder contrátil e a capacidade de contrair na hora certa. Quando o músculo contrai, absorve a energia do movimento, dissipando-a e não deixando o impacto chegar até a articulação – o que resulta em menos dor e desgaste. 

O sedentarismo, por outro lado, está intimamente relacionado ao desgaste articular. A falta de exercício faz com que o músculo não seja estimulado, resultando em um “amortecedor” menos eficaz e transferindo grande parte do impacto diretamente à articulação.

Resumindo: faça atividade física!

Se está com dor, procure um ortopedista e, após a sua devida recomendação, comece a fazer esporte com a assistência de um bom fisioterapeuta ou um educador físico.

Aos mais envolvidos na rotina esportiva, é possível traçar um quadro de evolução em direção a atividades mais lúdicas e complexas. Faça o esporte que você gosta! Essa é a melhor maneira de nunca abandonar a vida saudável.

1